Em artigo publicado no jornal GGN, o pesquisador do Ineep André Leão e a coordenadora de pesquisa Fernanda Brozoski avaliam que, em um cenário internacional cada vez mais instável e conflitivo, avançar em autossuficiência e desenvolvimento é indispensável.
Segundo os especialistas, a decisão de Donald Trump de isentar o petróleo e seus derivados da nova sobretaxa de 40% sobre os 10% já vigentes representa um alívio significativo para o setor, evitando um impacto desastroso.
Contudo, diferentes estudos apontam que quase 60% das exportações do Brasil para os EUA, em valor, continuam sujeitas às novas tarifas. Setores e produtos importantes, como café, carne bovina, açúcar e etanol, serão impactados negativamente, ressaltam eles.
» Leia também outros artigos sobre Geopolítica. Clique aqui.
Para os pesquisadores, é fundamental ir além da defesa da soberania no campo diplomático e da busca pela diversificação de parceiros comerciais, adotando políticas de médio e longo prazo que fortaleçam a capacidade produtiva nacional, promovam a internalização da produção e ampliem a inserção do país em cadeias regionais de valor.
Leia o artigo completo no jornal GGN.


