Em artigo publicado no Poder360, o pesquisador Iago Montalvão avalia que a expansão dos investimentos em refino e o retorno da Petrobras ao segmento de distribuição são fundamentais para assegurar a estabilidade dos preços e a plena autossuficiência energética do país.
Segundo o especialista, as privatizações ocorridas no setor e baixos investimentos em refino consolidaram um cenário em que o Brasil segue exportando petróleo cru em grande escala, mas, ao mesmo tempo, depende fortemente da importação de derivados. Como resultado, o país ainda enfrenta dependência externa de combustíveis. A esse quadro soma-se a saída da Petrobras do segmento de distribuição, fator que intensifica a pressão sobre os preços finais pagos pelo consumidor.
» Leia também outros artigos sobre Abastecimento e distribuição. Clique aqui.
Para Montalvão, diante desse contexto, é essencial que a estatal supere a lógica pautada por interesses financeiros de curto prazo e volte a desempenhar um papel estratégico, reafirmando seu compromisso com o interesse público, com o desenvolvimento econômico e social e com a segurança energética nacional.
Leia o artigo completo no Poder360.



